Terapia Transpessoal


O verdadeiro desenvolvimento do ser humano depende da sua comunhão com aquilo que o transcende.                                                                                

Abraham Maslow


A Terapia Transpessoal foi desenvolvida na década de sessenta pelo psicólogo americano Abraham Maslow, sendo uma terapia que vai mais além da condição humana, aprofundando-se na questão espiritual.


Transpessoal significa “além de”, mas o que virá além de?


Sem dúvida que, além de, virá a busca pela nossa verdadeira essência, através da expansão da nossa consciência e do crescimento humano como um todo.


Mas o que é a Terapia Transpessoal?


Os terapeutas transpessoais valorizam o todo, tendo em vista a essência de cada um, por isso, na Terapia Transpessoal, a cura e o crescimento, são abordados através do reconhecimento do seu próprio EU.


É na abordagem de todos os aspetos do ser (espiritual, social, mental e emocional), que o processo de cura se dá, permitindo que haja esse crescimento pessoal.


Deseja-se que os pacientes da Terapia Transpessoal tenham um maior conhecimento de si próprios, adquiram consciência em relação às suas capacidades, e desenvolvam as habilidades necessárias para lidar com tudo o que são e como tudo o que têm dentro de si.



Como a Terapia Transpessoal Funciona?


A Terapia Transpessoal é um processo de autoconhecimento, que permite ajudar o outro a descobrir o que há de mais profundo na sua essência.


As técnicas utilizadas com o paciente funcionam como um despertar para si próprio, levando-o numa aprendizagem e numa busca dos seus próprios recursos para solucionar conflitos internos e criar um ponto de equilíbrio e harmonia na sua vida.


Nessa base, os terapeutas transpessoais poderão apresentar diferentes tipos de técnicas, as quais podem continuar a ser utilizadas pelos seus pacientes além da terapia, e para que realmente sejam positivas e eficazes, é importante que as mesmas sejam adaptadas às necessidades específicas de cada um.


Algumas técnicas usadas na Terapia Transpessoal incluem: movimento corporal, escrita ou desenho terapêutico, exercícios de respiração, musicoterapia, trabalho com a criança interior, visualização guiada ou meditação.



O Papel do Terapeuta Transpessoal


A Terapia Transpessoal depende muito da natureza da relação terapêutica entre o terapeuta e o seu paciente, será necessário que haja uma perfeita comunhão e harmonia nesta relação.


Cada paciente é um ser único, com todas as suas singularidades, como tal, cada caminho percorrido com cada um dos pacientes é distinto.


O terapeuta necessita estar conectado com o seu paciente num elevado nível de consciência, permanecendo num estado de presença plena, de escuta ativa, sem crítica, sem julgamento, com uma mente aberta, demonstrando total respeito e aceitação pelas vivências que ali estão a ser partilhadas, proporcionando-lhe um ambiente calmo, seguro e de confiança para que as mesmas possam ocorrer.


Estabelecendo-se esta relação saudável entre as duas partes, o terapeuta poderá conduzir o paciente numa viagem profunda de expansão da consciência e de autoconhecimento, permitindo-o vivenciar toda a sua experiência humana, incluindo corpo, mente e espírito.

booking.png

Copyright © 2021 by Lugar de Sophia. All rights reserved.

info@lugardesophia.com

+351 934 984 585

Oeiras, Portugal

  • LugardeSophia @ Facebook